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2 4Atualmente, o chá em suas diversas formas (preto, e mais popularmente, o chá verde) é a bebida mais consumida em todo o mundo depois da água.

Por milhares de anos, as pessoas têm conhecido de muitos benefícios de saúde do chá verde, e novas descobertas são feitas quase que diariamente.

Baseado em muitos estudos recentes alardeando sobre as vantagens de beber chá verde, vejamos uma lista dos maiores benefícios do chá verde:

1.Previne contra câncer

O chá verde contém grande concentração de EGCG, um poderoso antioxidante. Os antioxidantes combatem os radicais livres, que quando produzidos em excesso, podem desencadear doenças como o câncer. Estudos têm demonstrado que a EGCG pode retardar o crescimento de células cancerosas. Também tem sido mostrado que seu consumo pode reduzir a reincidência de certos tipos de câncer.

Dica da nutricionista: a vitamina C melhora a absorção dos antioxidantes, para isso, esprema um limão ao chá. Isso ainda irá melhorar o sabor do chá.

  1. 2.Protege a saúde do coração

O EGCG também ajuda na redução dos níveis de colesterol total e LDL- colesterol. Ajuda a prevenir contra infarto e acidente vascular cerebral AVC, pois inibe a formação de coágulos sanguíneos. O consumo de chá verde também ajuda a reduzir os níveis de hormônios relacionados ao estresse, deixando o corpo mais relaxado, o que também colabora com a saúde do coração.

  1. 3.Protege seus dentes

O chá verde contém agentes que combatem bactérias responsáveis pela formação de placas. Dessa forma, ajudam a manter dentes e gengivas mais saudáveis. Além disso, ele “mata” bactérias responsáveis pelo mau hálito.

  1. 4.Perda de Peso;

Uma grande variedade de pessoas utilizam o chá verde como um meio para perder peso. Pesquisas mostram que o chá verde ajuda a regular hormônios, acelerar o metabolismo e promover a oxidação da gordura. Combinando o chá verde com uma dietas simples se pode ter ótimos resultados.

  1. 5.Longevidade

 O chá verde pode prevenir a morte prematura das pessoas, principalmente as decorrentes de doenças cardiovasculares. Estudo de pesquisadores japoneses com mais de 40.000 participantes ao longo de 11 anos concluiu que aqueles que bebiam mais de cinco xícaras de chá verde por dia apresentaram um risco menor de morte por doença cardíaca e derrame.

  1. 6.Melhoria da memória e função cognitiva;

Outro estudo japonês revelou que beber grandes quantidades de chá verde pode melhorar a memória e a função cognitiva. Ele também pode melhorar o aprendizado e as habilidades de memória. Os principais compostos que são pensados para ser responsáveis são o EGCG e outros polifenóis presentes na catequina. O uso de oxigênio durante o processo metabólico conduz à formação de radicais livres, que podem danificar o cérebro ao longo do tempo. Os antioxidantes no chá verde podem neutralizar estes radicais livres e inibir esse dano.

  1. 7.Redução dos níveis de colesterol

O chá verde pode também reduzir os níveis de colesterol total, e também pode melhorar a ração de HDL (High Density Lipoprotein; lipoproteína de alta densidade) para LDL (Low Density Lipoprotein; lipoproteína de baixa densidade). Estudos mostram que os consumidores de chá verde têm níveis de colesterol muito mais baixos do que aqueles que não bebem chá verde diariamente. O chá verde reduz o colesterol, vez que inibe a absorção de lipídios pelo sistema digestivo, permitindo que eles sejam liberados do corpo.

  1. 8.Controle dos níveis de açúcar do sangue

;O chá verde também é usado para controlar o açúcar no sangue. Estudos sugerem que o chá verde pode reduzir o risco para o diabetes tipo 2. Aqueles que bebem mais de seis xícaras de chá verde por dia são menos propensos a desenvolver diabetes do que aqueles que não bebem chá verde. É possível que o teor de cafeína do chá seja responsável por este benefício, mas ninguém sabe ao certo. O extrato de chá verde também reduz os níveis de A1c.

  1. 9.Redução da pressão arterial

O chá verde também pode reduzir a pressão arterial. O chá aumenta a produção de óxido nítrico pelo corpo, que abre as artérias e, portanto, reduz a pressão arterial. Um estudo mostrou que consumidores de chá verde regularmente tinham uma probabilidade 46% menor de desenvolver hipertensão arterial, e esse percentual subiu para 65% para aqueles que bebiam mais de duas xícaras e meia de chá verde por dia.

  1. 10.Ação estimulante

O chá verde contém cafeína, que uma vez ingerida em quantidades moderadas, estimula todos os órgãos do corpo. O chá verde tem um efeito particularmente forte sobre o sistema nervoso central, coração e fígado. Essa reação estimulante é ainda mais acentuada quando se está com sono ou cansado.

Como consumir:

A sugestão de consumo é de 3 a 6 xícaras ao dia. Pessoas sensíveis à cafeína devem evitar o chá.

Deve ser feito sob a forma de infusão e pode ser consumido na temperatura desejada. No entanto, não deve ser reaquecido, pois há perda de seus princípios ativos.

Não pense que o chá verde pode ser preparado de qualquer jeito. É essencial saber o método de preparo exato para conservar suas propriedades benéficas. Aprenda a preparar o chá verde da maneira correta!


Preparo:


Coloque a água (sem nada) para esquentar e assim que esquentar, apague o fogo. Deve-se esquentar até começar aparecer aquelas bolinhas de ar na água, sem deixar ferver. Desligue em seguida. Use sempre água filtrada. Acrescente a erva do chá verde e abafe com uma tampa por 5 minutos. Deixe a infusão descansar durante esse tempo. Depois é só pegar a sua caneca preferida, coar e beber!

Siga sempre essas orientações de preparo, de tempo e de quantidade de erva chá do verde e de água. Os especialistas aconselham a medida de duas colheres de sopa de erva para um litro de água. Você pode usar também o saquinho de chá, seguindo a proporção de água recomendada pelo fabricante do chá verde. Há quem diga que o chá que vem em saquinho possui qualidade um pouco inferior.


Se você preparar dessa maneira, poderá extrair uma maior quantidade de polifenóis do chá verde que contém um alta concentração de antioxidantes.

O melhor é não adicionar leite ou açúcar. Em sites internacionais, recomendam que não adoce o chá, pois pode fazer com que seus benefícios sejam reduzidos. Se quiser adoçar, adoce com mel ou açúcar mascavo porque são naturais. No Japão, o chá verde é tomado sem nada.

Dica da nutricionista: não adoce o chá com nenhum tipo de adoçante açúcar, mel, edulcorantes, pois podem atrapalhar a ação dos princípios ativos da planta. Se desejar, pode adicionar ao chá folhas de hortelã, sumo de limão, casca de laranja ou canela.

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